23 Maio 2024

Proprietários de Pixel: Atualizem Seus Telefones Imediatamente

2 min read

Após a descoberta de várias falhas de segurança de alto perfil no Android, a Google lançou uma nova atualização de segurança do Android 14. A versão mais recente do sistema operacional já está disponível para os dispositivos Pixel compatíveis e deverá chegar em breve a outros dispositivos, conforme seus fabricantes realizarem a implementação. Os usuários com aparelhos compatíveis devem baixar a atualização o mais rápido possível. Além de eliminar as explorações, a atualização também resolve problemas contínuos com a câmera e o Bluetooth LE.

Os detalhes das falhas abordadas são um tanto técnicos, mas incluem várias vulnerabilidades de alto nível — até mesmo algumas com classificação “crítica” — que se concentram em permitir a escalada de privilégios locais por agentes mal-intencionados (o que lhes dá controle sobre o framework mais básico do seu dispositivo).

Conceder esse tipo de acesso é arriscado, pois pode permitir que eles instalem novos malwares e monitorem suas atividades no telefone. É assim que muitos aplicativos maliciosos, como o novo malware Brokewell, conseguem dominar seu telefone e registrar teclas digitadas, informações de login e outros dados pessoais importantes.

O site da Google lista pelo menos dez diferentes questões de segurança de alto nível que a atualização de maio do Android 14 aborda. Algumas dessas questões estão relacionadas ao framework do Android 14, enquanto outras dizem respeito aos processos do sistema que controlam os próprios telefones. Algumas atualizações também afetam outros sistemas operacionais, incluindo Android 12, Android 12L e Android 13.

Existem quatro diferentes versões da atualização do sistema operacional disponíveis para os usuários de Pixel, dependendo da operadora, incluindo Global, KDDI (Japão), T-Mobile, C Spire, US Cellular, Cellcom e Verizon. A atualização começou a ser distribuída na terça-feira e pode aparecer em momentos diferentes para você, dependendo de onde seu dispositivo e rede se encaixam na linha do tempo de distribuição.