23 Maio 2024

Google’s Project Gameface chega ao Android

2 min read

A Google está trazendo o Project Gameface, anunciado na Google I/O 2023, para o Android. O Project Gameface é um mouse para jogos de código aberto que permite aos utilizadores controlarem o cursor através de expressões faciais e movimentos da cabeça. Quando foi lançado, o Project Gameface estava limitado ao desktop.

Agora, a Google está ampliando o número de dispositivos compatíveis, trazendo esta tecnologia para o Android. O Gameface no Android apresenta um novo cursor virtual que é programado para se mover de acordo com os movimentos da cabeça do utilizador.

Projeto Gameface foi criado originalmente para ajudar usuários com deficiência
O Project Gameface foi lançado como um mouse para jogos, com o objetivo de tornar os jogos de computador mais acessíveis para pessoas com deficiência. Com esta tecnologia, os utilizadores podem controlar o cursor através de movimentos da boca e realizar ações de clicar e arrastar ao levantar as sobrancelhas. Capturas de tela da Google mostram que os utilizadores podem definir funções personalizadas para diferentes gestos faciais.

A Google afirma que utilizou a API de Acessibilidade do Android para trazer o Gameface para o Android. A API de Acessibilidade do Android suporta diferentes eventos de gestos, como GESTURE_SWIPE_UP_AND_RIGHT, GLOBAL_ACTION_BACK, entre outros. Atualmente, o Gameface suporta alguns eventos da API de Acessibilidade, como GLOBAL_ACTION_HOME e GLOBAL_ACTION_BACK.

A versão para Android oferece funcionalidade semelhante à do desktop
Como o Gameface interpreta as expressões faciais do utilizador em movimentos válidos do mouse, é necessária uma transmissão clara da câmera. No Android, o Gameface informará o utilizador quando a câmera estiver em uso, mostrando uma sobreposição do feed da câmera. A Google afirma que esse feed de câmera estará sempre disponível, mesmo nas configurações do Android.

Assim como a versão para desktop, o Gameface no Android permite que os utilizadores personalizem sua experiência mapeando diferentes expressões faciais para entradas preferidas. Os utilizadores podem escolher diferentes expressões faciais para tarefas comuns de navegação no Android, como selecionar um item, voltar à tela anterior ou abrir notificações.

Para dar ainda mais controle aos utilizadores, o Project Gameface permite realizar uma ‘função de arrasto’. Esta ‘função de arrasto’ permitirá que os utilizadores realizem tarefas ainda mais complexas, como deslizar em diferentes direções.