20 Abril 2024

Android 15 Prepara Barra de Estado Revigorada com Novos Ícones e Feedback Háptico

2 min read

Graças às duas primeiras prévias para desenvolvedores, já temos uma boa ideia sobre as novas funcionalidades que a próxima atualização do Android 15 pode trazer. Embora seja provável que o Android 15 traga muitas funcionalidades novas e úteis, é improvável que traga grandes alterações na UI. Isso não significa que não haverá alterações na UI, pois, como anteriormente reportado, o Android 15 pode remodelar o painel de volume. Adicionalmente, podemos agora informar que a Google está a trabalhar na remodelação dos ícones da barra de estado, bem como na adição de feedback háptico a mais partes do sistema.

A barra de estado é uma das partes mais reconhecíveis do sistema operativo Android, e o seu design não mudou significativamente ao longo dos anos. É o elemento da UI no topo do ecrã que exibe ícones para várias informações. Embora a posição de alguns elementos da barra de estado tenha mudado ao longo dos anos para acomodar mudanças no design dos telemóveis, o design básico da maioria dos ícones da barra de estado não mudou em anos. Os ícones para a força do sinal Wi-Fi, força do sinal de dados móveis e bateria no Android 14 são muito, muito semelhantes aos ícones do Android 5.0 Lollipop lançado em 2014, acredite se quiser.

O Android 5.0 é quando a Google introduziu a primeira versão da sua linguagem de design Material Design, o que significa que os designs dos ícones que vemos hoje no Android 14 são baseados numa versão mais antiga da linguagem de design da Google. Com a introdução do Material You no Android 12, estamos agora na terceira grande iteração da linguagem de design da Google, mas os ícones da barra de estado não mudaram muito desde a introdução do Material You, com exceção do Android 10 que trouxe bordas delineadas para os ícones.

Com a próxima atualização do Android 15, alguns dos ícones da barra de estado podem novamente apresentar um design segmentado, remetendo à era pré-Android 5.0. Além disso, o ícone da barra de estado para bateria pode finalmente suportar a exibição do nível atual da bateria dentro do ícone, em vez de à direita do ícone. Aqui estão capturas de tela mostrando os novos designs dos ícones da barra de estado para a força do sinal Wi-Fi, força do sinal de dados móveis e bateria no Android 15, tanto em modo claro como escuro.