20 Junho 2024

Android 15: Mensagens via Satélite Estão a Caminho

2 min read

Desde que a Apple ofereceu comunicações de emergência via satélite no iPhone 14 em 2022, estamos à espera que os telefones Android acompanhem esta inovação – e parece que isso finalmente poderá acontecer com o lançamento do Android 15 ainda este ano.

De acordo com o Android Authority, vários clientes da T-Mobile nos EUA, que se inscreveram na versão beta pública do Android 15 nos seus telefones Pixel, estão a ver novas telas de mensagens via satélite nos seus dispositivos, mesmo que a funcionalidade ainda não esteja ativa.

“Você pode enviar e receber mensagens de texto via satélite como parte de uma conta elegível da T-Mobile”, lê-se numa das mensagens que agora apareceram. “O seu telefone conectará automaticamente a um satélite” quando uma rede móvel não estiver disponível, lê-se noutra mensagem.

Isto corresponde aos rumores que têm circulado há meses – na verdade, esperava-se que a funcionalidade de mensagens via satélite aparecesse no Android 14 no ano passado, mas isso não aconteceu.

Suporte de Hardware e Software
Não é surpreendente que tenha demorado algum tempo para o Android alcançar o iOS em termos de conectividade via satélite. Não só é necessário integrar ao nível do software, mas também precisa ser compatível com o hardware, a operadora e a rede de satélites.

Estas são todas áreas em que a Apple tem um alto grau de controlo, enquanto os telefones Android envolvem mais empresas e mais parcerias. Tudo precisa estar alinhado corretamente, o que pode ou não ser o caso quando o Android 15 for lançado na íntegra ainda este ano.

A T-Mobile tem trabalhado arduamente com a rede Starlink da SpaceX para possibilitar capacidades diretas de célula – satélites que podem se comunicar com telefones celulares comuns, sem necessidade de componentes especiais. Isso certamente tornaria a tecnologia mais amplamente disponível.

De acordo com vazamentos anteriores e estas novas telas, o Android pode ir além do iPhone ao permitir que você envie mensagens para qualquer contato via satélite quando não tiver sinal de telefone – não apenas para os serviços de emergência. Espere por mais notícias nos próximos meses.