20 Junho 2024

Regresso ao Pixel 8 Pro: Uma Escolha de Satisfação

2 min read

Foi um ano agitado; utilizei mais de 30 telemóveis nos últimos cinco meses, e houve muitos dispositivos notáveis. Embora os designs e o hardware dos telemóveis não tenham mudado muito, a área que continua a ver melhorias constantes é a fotografia móvel, com as marcas chinesas, em particular, a ultrapassarem os limites da tecnologia das câmaras.

Dispositivos como o Xiaomi 14 Ultra, OPPO Find X7 Ultra, Honor Magic 6 Pro e Vivo X100 Pro têm câmaras excepcionais, e apesar das diferenças entre cada dispositivo, garantem excelentes fotografias, independentemente do telemóvel que escolher. E embora as marcas chinesas estejam a fazer um bom trabalho com o software, ainda há espaço para melhorias nessa área.

Nas últimas semanas, utilizei extensivamente o Porsche Design Magic 6 RSR, e o dispositivo tem muito a oferecer; combina um design distinto com câmaras excelentes, mas o MagicOS da Honor é por vezes irritante de usar, e falta-lhe alguns recursos básicos. Foi por isso que decidi voltar ao Pixel 8 Pro assim que terminei o ciclo de revisão atual.

Sempre me inclinei para os Pixels; em anos anteriores, os dispositivos Pixel foram os mais utilizados entre todos os outros telemóveis. A razão é simples: gosto da visão da Google para o Android, e a interface limpa do Pixel, juntamente com extras exclusivos de software, faz dele a escolha ideal para o meu uso pessoal.

Admito livremente que o Pixel 8 Pro não tem o melhor conjunto de funcionalidades: o painel OLED não é tão brilhante quanto os telemóveis de 2024, o hardware é hilariante inadequado para jogos, a bateria não dura tanto e o carregamento de 30W é lamentavelmente lento. Do ponto de vista apenas do hardware, é objetivamente inferior.

A Google nem sequer tem as melhores câmaras da indústria. As marcas chinesas fizeram maiores avanços neste sentido nos últimos 15 meses, e a mudança para sensores de 1 polegada combinada com uma afinação aprimorada das câmaras significa que dispositivos como o Xiaomi 14 Ultra, Find X7 Ultra e Magic 6 Pro tiram fotografias muito melhores do que o Pixel 8 Pro em qualquer cenário.

O Xiaomi 14 Ultra, em particular, é fantástico, e o Magic 6 Pro consegue de alguma forma tirar fotografias excecionais de objetos em movimento rápido. De todos os telemóveis que utilizei este ano, gostei mais das câmaras do Find X7 Ultra — prefiro a sua vivacidade de cores em relação ao Xiaomi 14 Ultra, e o telemóvel faz um trabalho melhor com fotografias de retrato em cenários desafiadores.