23 Maio 2024

TikTok começará a rotular conteúdo gerado por IA à medida que a tecnologia se torna mais abrangente

2 min read

A TikTok anunciou que começará a rotular conteúdos criados através de inteligência artificial que sejam carregados de plataformas externas à sua própria. Este movimento faz parte de uma iniciativa maior para combater a disseminação de informações falsas em sua rede social.

“O uso de IA abre portas incríveis para a criatividade, mas pode confundir ou enganar os utilizadores se eles não souberem que o conteúdo foi gerado por IA,” disse a empresa em um comunicado na quinta-feira. “Rotular ajuda a esclarecer esse contexto, motivo pelo qual já exigimos há mais de um ano que criadores etiquetem AIGC realista feito com efeitos de IA do TikTok.”

Em fevereiro, a Meta anunciou que estava colaborando com parceiros do setor para desenvolver padrões técnicos que facilitariam a identificação de imagens e, eventualmente, de vídeos e áudios gerados por ferramentas de inteligência artificial. Estes esforços incluiriam a visualização de etiquetas em imagens geradas por IA nos feeds de redes sociais como Facebook e Instagram.

A promoção de marcações digitais e rotulagem de conteúdo gerado por IA também foi destacada em uma ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em outubro.

A TikTok também afirmou que está colaborando com a Coalizão para a Proveniência e Autenticidade de Conteúdo e usará a tecnologia de Credenciais de Conteúdo da coalizão. Esta tecnologia permite anexar metadados ao conteúdo, o que facilita o reconhecimento e a rotulagem automática de conteúdo gerado por IA. A implementação da TikTok desta capacidade começou na quinta-feira com imagens e vídeos, e estender-se-

-á em breve ao conteúdo exclusivamente auditivo.

Nos próximos meses, as Credenciais de Conteúdo serão vinculadas aos conteúdos produzidos no TikTok, mantendo-se nos conteúdos mesmo após serem baixados. Isso ajudará a identificar conteúdos gerados por IA na própria plataforma, permitindo que as pessoas compreendam quando, onde e como o conteúdo foi criado ou editado. Outras plataformas que adotarem as Credenciais de Conteúdo poderão rotulá-las automaticamente, aumentando a transparência e a autenticidade das informações compartilhadas online.