20 Junho 2024

Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3, e Z Flip 3 receberão apenas duas funcionalidades Galaxy AI com a atualização UI 6.1

2 min read

A série Samsung Galaxy S21 receberá a atualização One UI 6.1, juntamente com os telefones dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 da empresa. No entanto, ao contrário dos modelos mais recentes do fabricante sul-coreano de smartphones, estes três dispositivos só serão compatíveis com duas novas funcionalidades Galaxy AI. Nos últimos meses, a Samsung tem implementado o One UI 6.1 nos telefones recentes das coleções Galaxy Z e Galaxy S, com suporte para até 10 funcionalidades impulsionadas por IA.

A empresa confirmou na sexta-feira que os utilizadores das séries Samsung Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 terão acesso a duas funcionalidades Galaxy AI: Círculo para Pesquisar e Assistente de Chat. O anúncio da empresa também contém uma nota de rodapé que indica que fornecerá funcionalidades Galaxy AI “gratuitamente até ao final de 2025”, a mesma mensagem que foi mostrada no site da empresa quando a série Galaxy S24 foi lançada no início deste ano.

Com a atualização One UI 6.1, os proprietários da série Samsung Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 poderão utilizar a funcionalidade Círculo para Pesquisar, que atualmente é exclusiva dos smartphones Samsung e Google. Os utilizadores podem iniciar sessão, pressionar a pílula de navegação para ativar uma sobreposição que lhes permite desenhar, rabiscar ou destacar uma parte do ecrã para realizar uma pesquisa visual, sem sair da aplicação que estão a usar.

Assistente de Chat, outra funcionalidade de inteligência artificial desenhada para ajudar os utilizadores a redigir textos em diferentes idiomas, através de uma tradução fluida de mensagens recebidas ou enviadas, também estará disponível nestes três telefones. A Samsung afirma que a funcionalidade também foi concebida para funcionar com aplicações de terceiros, o que significa que os utilizadores não terão que abrir uma aplicação de tradução enquanto enviam mensagens a outro utilizador. Assistente de Chat também foi desenhada para ajudar os utilizadores a alterar o tom das suas mensagens, segundo a empresa.

O anúncio da Samsung de que atualizará a série Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 com estas duas características confirma que outras funcionalidades Galaxy AI da empresa não chegarão a estes telefones mais antigos. As funcionalidades de IA que não farão parte da atualização incluem Interpreter, Tradução em Tempo Real, Assistente de Notas, Assistente de Transcrição, Assistente de Navegação, Edição Generativa, Sugestão de Edição e Papel de Parede Gerado por IA.