23 Maio 2024

Sucessor do Apple Vision Pro só em 2026: desafios de custo ainda por resolver

2 min read

A procura pelo Apple Vision Pro tem vindo a diminuir lentamente, contudo, os objetivos a longo prazo da empresa não sofreram alterações. Um novo relatório indica que o sucessor do headset de realidade aumentada, que custa 3.499 dólares, poderá ser lançado até ao final de 2026. No entanto, enfrenta um problema crítico que precisa ser resolvido para que esta categoria de produtos ganhe tração: o preço. Para alcançar uma redução de custos, a gigante da tecnologia terá que diminuir os custos dos componentes, mas atualmente cada unidade da geração atual tem um custo estimado para a Apple de 1.542 dólares, mostrando que o caminho para um wearable montado na cabeça mais acessível será longo e árduo.

Uma segunda geração do Apple Vision Pro poderia contar com mais fornecedores de micro-OLED além da Sony, assumindo que a qualidade dos mesmos seja aprovada. Foi mencionado que a Apple está a avaliar dois fornecedores chineses de telas na sua tentativa reportada de reduzir a avultada soma de 456 dólares que atualmente paga pelos painéis micro-OLED 4K do seu headset de realidade mista. Segundo o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, no seu último boletim ‘Power On’, o lançamento do sucessor do Apple Vision Pro pode não ocorrer até ao final de 2026. No entanto, antes que um produto de segunda geração se materialize, a tecnologia precisa encontrar uma forma de reduzir seus custos.

“O mais recente mapa de desenvolvimento do Vision Pro da Apple não prevê um modelo de segunda geração até o final de 2026, embora a empresa esteja a tentar descobrir uma maneira de trazer uma versão mais barata para o mercado antes disso. Continua a ser um enigma para a Apple como exatamente reduzir o custo, segundo o que me foi dito.”

A Apple irá introduzir uma nova versão do software do Vision Pro este ano — visionOS 2.0 — mas isso não é esperado que seja um divisor de águas. O próximo grande passo para o headset será a expansão internacional, com a Apple a preparar-se para lançar o dispositivo na China num futuro muito próximo.

Felizmente, a Apple poderá melhorar o seu futuro em realidade mista com o lançamento de um headset de baixo custo, com relatórios anteriores a indicar que este poderia ser lançado em 2025. No entanto, haverá algumas diferenças marcantes entre esta versão e o mais caro Apple Vision Pro, como a opção mais acessível apresentando um chipset de iPhone em vez de um de Mac, ou usando um display inferior aos painéis duplos micro-OLED 4K. A empresa de Cupertino também tentará revitalizar as vendas do Apple Vision Pro lançando o dispositivo na China ainda este ano.