23 Maio 2024

ChatGPT-4o: Uma Revolução da IA que Traz as Fantasias Científicas à Realidade

3 min read

Sam Altman, da OpenAI, acaba de liderar uma revolução em inteligência artificial que, até então, só víamos em filmes de ficção científica. A nova versão do ChatGPT-4o, recentemente lançada, é capaz de ver, ouvir e falar como uma pessoa real. Nos vídeos de lançamento, executivos da OpenAI demonstraram como o ChatGPT atual pode traduzir conversas ao vivo, contar histórias de dormir com diferentes vozes e até mesmo dar lições de matemática.

Mark Chen, chefe de pesquisa de fronteiras da OpenAI, desafiou o chatbot a contar “uma história de dormir sobre robôs e amor”. Uma voz feminina, entusiasta e não robótica, respondeu imediatamente: “Era uma vez, num mundo não muito diferente do nosso, um robô chamado Byte. Byte era um robô curioso, sempre explorando”.

Se isso já não é surpreendente, o que dizer do ChatGPT ajudando um estudante a resolver um problema de matemática, não apenas indicando os passos, mas também fazendo-o entender o processo. Muitos internautas temem que isso possa eliminar empregos de ensino e tutoria particular.

“Como alguém que passou muito tempo desenvolvendo um navegador e pesquisando sobre ele, posso dizer que esta integração do ChatGPT ao computador sugere um propósito maior — um onde a IA irá gradualmente substituir o navegador. Eles não serão mais limitados pelas restrições da plataforma do Google”, comentou Suhail, um influenciador tecnológico.

Aqui está outro vídeo impressionante que deixou os internautas sem fôlego. O ChatGPT participou de uma reunião online e teve uma conversa casual e divertida com colegas sobre cachorros. E ele pode ser interrompido em tempo real e solicitado a mudar de emoções.

Agora veja mais — agora o GPT pode se envolver em traduções em tempo real e dizer adeus ao Duolingo. Murati Chen e Zoph mostraram como o ChatGPT-4o pode traduzir uma conversa ao vivo entre italiano e francês e como pode ouvir sua respiração e guiá-lo através de exercícios respiratórios.

O ChatGPT-4o, abreviação de “onipresente”, alimentará o popular chatbot ChatGPT da OpenAI, e estará disponível para os usuários, incluindo aqueles que usam a versão gratuita, nas próximas semanas, anunciou a empresa durante uma atualização transmitida ao vivo e breve. O CEO Sam Altman, que não foi um dos apresentadores no evento, simplesmente postou a palavra “ela” no site de mídia social X.

Chirag Dekate, analista da Gartner, disse à AP que a atualização, que durou menos de 30 minutos, deu a impressão de que a OpenAI está tentando alcançar rivais maiores.

“Muitas das demonstrações e capacidades exibidas pela OpenAI pareciam familiares porque já vimos versões avançadas dessas demonstrações apresentadas pelo Google em seu lançamento do Gemini 1.5 pro,” disse Dekate. “Embora a Open AI tenha tido a vantagem de ser a primeira a mover no ano passado com o ChatGPT e GPT3, comparado aos seus pares, especialmente o Google, estamos agora vendo lacunas de capacidade surgirem.”