20 Junho 2024

Nova Atualização do iPhone 16 Pro Max: Prometida Maior Vida Útil da Bateria

3 min read

Se uma melhor duração da bateria está no topo da sua lista de desejos para o próximo iPhone, o último relatório do insider da indústria Ming-Chi Kuo sobre o iPhone 16 Pro Max deste ano será de seu interesse.

Atualizado em 20 de maio. Este post foi publicado pela primeira vez em 18 de maio de 2024.

Há mais em um novo design de bateria do que quanto tempo ela vai durar entre as cargas. A caixa redesenhada, por exemplo, além de oferecer maior robustez conforme mencionado abaixo, diz-se que tem outro efeito, segundo Ming-Chi Kuo.

Kuo explica: “O uso de uma caixa de bateria de aço inoxidável também reduz a dificuldade de remoção da bateria, o que ajudará a Apple a cumprir os requisitos da União Europeia para a substituibilidade das baterias dos telemóveis no futuro.”

Esta nova alegação sobre a mudança para um novo design de bateria também está em sintonia com um relatório anterior, de novembro passado, que disse que a bateria do iPhone 16 usaria uma carcaça de metal diferente, embora nesta fase, logo após os problemas de superaquecimento que assolaram alguns iPhones após o lançamento do iOS 17, fosse mais voltada para benefícios térmicos do que para a extensão da vida útil da bateria.

Kuo também sugere que uma empresa específica, Sunway, um importante fornecedor de caixas de baterias de aço inoxidável, se beneficiará com a mudança para o novo design – especialmente se a gama de modelos do iPhone 17 adotar este design. Diz-se que os altos requisitos da Apple na produção aumentam a margem bruta para o fabricante também.

Em seu último post no Medium, o confiável analista da indústria Ming-Chi Kuo, da TFI Securities, diz: “Minha última pesquisa na cadeia de suprimentos indica que a densidade de energia (Wh/kg) das células da bateria do iPhone 16 Pro Max aumentará.”

Note que é apenas um dos quatro iPhones esperados este ano, o modelo Pro Max, que Kuo acredita que será atualizado desta maneira. E como o relatório aponta, maior densidade de energia na bateria “tem o benefício de maior duração da bateria com o mesmo tamanho de bateria ou tamanho menor de bateria com a mesma duração de bateria.”

Em outras palavras, a Apple poderia diminuir a bateria e dar o espaço valioso liberado para outros componentes ou até mesmo fazer o telefone menor. Ou poderia fazer aquilo que todos gostaríamos, adicionar mais tempo de vida à bateria.

Há uma terceira opção, é claro: aumentar a capacidade da bateria, mas também adicionar recursos e capacidades extras que consomem mais energia, deixando a duração da bateria igual no geral. Com um foco na IA generativa esperado nos próximos iPhones, esta é a opção que eu acho mais provável. Ou seja, um iPhone mais potente, mas com a vida útil da bateria inalterada.

Há mais de Kuo: como a maior densidade de energia nas células da bateria aumentará a temperatura da bateria quando em uso, a Apple mudará para uma nova caixa de bateria de aço inoxidável, “pela primeira vez como uma solução térmica.”

A Apple certamente estará ansiosa para evitar uma repetição dos problemas de superaquecimento do iPhone vistos no outono passado, e esta seria uma solução elegante. Existem outros benefícios, diz Kuo: “O aço inoxidável não é tão eficaz quanto o alumínio na dissipação de calor, mas é mais robusto e menos suscetível à corrosão, então, além de dissipar o calor, a caixa de bateria de aço inoxidável fornece melhor proteção para a bateria e para o sistema do iPhone.”

Se você não é do tipo Pro Max, há notícias de que o novo sistema de bateria poderia ser usado mais amplamente no futuro, com Kuo prevendo que, se o feedback for favorável, “este novo design de bateria será adotado em todos os novos modelos de iPhone de 2H25.” Isso significa que todos os modelos do iPhone 17 podem apresentar essa atualização.