Dicas e Cuidados para Comprar Smartphones Usados e Seminovos

Confira aqui algumas dicas e cuidados que deve-se tomar antes de comprar smartphones usados.

Com a crise, às vezes, pode ser complicado adquirir um smartphone top de linha, por causa do seu preço elevado. Uma alternativa para isso é comprar um aparelho usado ou seminovo, uma escolha que tem seus prós e contras. Para te ajudar a não cair em uma enrascada, separamos algumas dicas para que você possa negociar um smartphone usado com mais segurança.

Evite comprar produto de estranhos

É importante evitar a compra de um smartphone de um completo desconhecido, pois ele pode ter sido roubado. Desse modo, se estiver fora da caixa, sem itens originais, não compre. Além disso, o produto pode ser falsificado.

Mesmo que tenha uma aparência muito semelhante ao de um original, de algum modo você poderá encontrar algum defeito. Por isso, observe os mínimos detalhes do celular, comparando-o com algum de procedência inquestionável. Há inclusive na internet aplicativos de diagnóstico, em que você pode testar as configurações do aparelho. E nunca é demais avisar: quem compra produto ilegal pode responder por receptação e pegar de um a quatro anos de prisão.

Verifique as condições do aparelho

Observe o aparelho como um todo e dê preferência para a tela, pois é a peça mais cara para ser reposta. Então evite um smartphone que apresente arranhões e faça testes, para ter certeza de que ela não tenha algum defeito durante o uso. A bateria também merece atenção, pelo mesmo motivo. Assim, procure conhecer o histórico do produto e tente utilizá-lo um pouco, para ter certeza de que ela dure um tempo considerado normal.

Peça nota fiscal

Certifique-se que o aparelho tenha nota fiscal e esteja com acessórios originais. Também é importante que ele tenha alguma opção de garantia; há locais que a oferecem por até 90 dias. Procure ainda ter certeza de que o preço oferecido vale a pena, pois hoje há smartphones de diversas marcas, lançados durante todo o ano, que costumam ter uma configuração mais avançada por um valor similar ao de um usado. Dependendo do caso, você pode até utilizar o seu celular atual como parte do pagamento de um novo.

Teste a conectividade do smartphone

Analise se os slots para entrada de cartão SIM não estão danificados. Veja também se a conectividade do smartphone está normal e se o som é transmitido normalmente para ambos os lados do fone de ouvido. Verifique ainda se a bateria funciona normalmente quando o aparelho for plugado ao carregador.

Ficou mais fácil comprar um smartphone usado? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente?

Camilla Silva.

Postar Comentário