Shashlik – Apps Android em destkop

Com Shashlik, é possível rodar apps Android no desktop

Shashlik

Já pensou em rodar seus apps Android em seu notebook ou desktop? Pois isto é perfeitamente possível com o Shashlik. Para entender melhor a que ele se propõe digamos que ele seria algo do que o WINE se tornou para o Windows nas distribuições Linux. Em outras a palavras estamos falando de uma aplicação que promete rodar de maneira integrada as aplicações que não foram desenvolvidas para o Linux.

E um dos principais pontos “chamativos” é que, basicamente, não precisa de emulação. Sendo assim, as aplicações originárias do Android funcionariam no Linux como se fossem nativas do sistema. Pudera. O Android, na verdade, é uma plataforma que roda sobre Linux, afinal. Mas há uma ressalva: o Shashlik só consegue rodar aquelas aplicações que contam com suporte para a arquitetura x86. Afinal, em ambiente sem emulação, não estão presentes as instruções para um processador ARM (como um Qualcomm Snapdragon ou outro), presente em celulares.

Existem alternativas que oferecem algum tipo de solução similar, a exemplo do Genymotion (mais para desenvolvedores) e do Bluestacks (com versão para Windows). A diferença fundamental é que estas emulam um sistema Android por inteiro para depois o usuário rodar as aplicações dentro dele. No caso do Shashlik, o que ele faz é rodar a aplicação somente de forma externa. Na prática isso quer dizer basicamente que o usuário poderá dispensar o uso de qualquer tipo de emulador.

Sendo assim, é preciso apenas clicar sobre o ícone do app já instalado para que a aplicação possa ser rodada de forma individual.

É interessante observar que a novidade ainda está “sendo trabalhada” e, consequentemente, poderemos esperar futuramente diversas melhorias. Contudo, ainda assim, ele já se mostra bem funcional. Alguns sites especializados no setor já fizeram alguns testes com o Shashlik e apontaram que até jogos conseguiram rodar com ele sem grandes problemas. A parte negativa aqui é o fato de que a inicialização demorou um pouco.

Instalação e modo de usar

O Shashlik também não possui nenhum tipo de interface gráfica, ao menos por enquanto, sendo assim, a instalação de aplicações Android são feitas por meio do terminal. Ou seja, para colocar tudo em prática o usuário terá que possuir o apk (no Android, os aplicativos criados são neste formato).

A instalação do Shashlik não é tão complexa. Para instalá-lo em sua distribuição Linux você precisa baixar algum dos pacotes disponíveis. Até agora ele está suportando o Arch Linux e o Ubuntu. Feito o download é só instalar.

Concluída a instalação é hora de baixar o apk das aplicações que quer. Para isso o usuário poderá usar o ApkMirror. Depois abra um terminal no diretório com os apks e insira o comando “/opt/shashlik/bin/shashlik-install nomeapp.apk”

A instalação é até rápida. Depois de feito isso o app já constará juntamente com as aplicações tradicionais. E aí para usá-las é só clicar sobre as mesmas.

Para ir a página Shashlik e fazer os downloads acesse http://www.shashlik.io.

Clique aqui e confira um vídeo com Shashlik sendo usado.

Por Denisson Soares

Postar Comentário