5 Maneiras Simples de Identificar Aplicativos Android Falsos

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Meu Novo Celular

Com a popularização do Android e o aumento do tráfego na internet em dispositivos móveis, surgem, cada vez mais, aplicativos falsos – disfarçados de verdadeiros – com o objetivo de roubar informações dos usuários, uma vez que dados como hábitos de navegação e localização são extremamente valiosos. Sendo assim, não significa que um aplicativo é legítimo apenas por estar disponível na Google Play Store.

Android Malware

Dessa forma, reunimos algumas dicas de como detectar aplicativos Android falsos que objetivam roubar dados do usuário:

  1. Antes de instalar um app, pesquise sobre o desenvolvedor do aplicativo

Verificar o perfil do desenvolvedor do aplicativo e o seu rating, bem como o status de “Escolha do Editor”, são algumas das formas de assegurar a sua legitimidade. Além disso, um desenvolvedor idôneo provavelmente terá um site e outras fontes em que será possível confirmar a sua validade.

  1. Leia com atenção todas as permissões requisitadas pelo aplicativo

As permissões do aplicativo devem estar de acordo com as funções desenvolvidas por ele, por isso, antes de instalar um app, leia todos os termos e condições e tente relacionar cada uma delas a uma funcionalidade do aplicativo.

Outra dica é observar se as permissões, juntamente com as razões para cada requisição, estão listadas na Google Play Store. Todavia, se ainda assim você achar o aplicativo obscuro, verifique o que as pessoas estão comentando no review.

  1. Queda ou interrupções de chamadas

Existem aplicativos que têm como objetivo escutar conversas ou realizar atividades suspeitas, assim, se houverem quedas em suas chamadas, interrupções constantes ou se você perceber alguma anormalidade em suas ligações – e estas não decorrem de um problema da operadora – é possível que seu smartphone esteja infectado.

  1. Consumo exagerado do pacote de dados

O consumo exagerado do plano de dados é também uma das formas de detectar falsos aplicativos em seu celular, pois estes podem estar constantemente fazendo uso de seus dados para capturar e transferir suas informações pessoais para outro local.

  1. Fique atento aos sinais visuais

Erros de ortografia, interfaces desequilibradas ou mal formatadas e logos de má qualidade são indícios de que o app pode ser falso.

Android real vs fake

Nesse sentido, para evitar que seu smartphone seja vítima de falsos aplicativos, é preciso combinar várias medidas de segurança. Além disso, a aquisição de um bom antivírus Android faz-se essencial e, neste quesito, a Bitdefender fornece a melhor proteção para smartphone Android do mercado, com uma insuperável detecção de malware na nuvem e inteligente função antifurto, além de ter baixo impacto na vida útil da bateria.

Imagens: techtudo / cnet

Postar Comentário