Android Lento ou Travando – Possíveis Causas e Soluções

Saiba aqui as possíveis causas e o que fazer quando seu smartphone estiver com o Android lento ou travando.

O Android é um dos sistemas operacionais para smartphones mais usados do mundo. Com isso, um problema bastante comum enfrentado pelos usuários desse software é, sem sombra de dúvidas, a lentidão ou o travamento constante do mesmo. Esse é um problema recorrente depois de um grande tempo de uso. Tal problema pode ser resultado de vários fatores, como por exemplo, memória insuficiente, apps sobrecarregando a memória, bem como a bateria do aparelho. etc.

Dessa forma, é bastante importante que o usuário consiga detectar o problema e resolvê-lo de forma rápida, visando recuperar a funcionalidade e rapidez total do aparelho. Confira na continuação os possíveis problemas que levam o seu aparelho a lentidão ou até mesmo ficar travando continuamente.

Um dos problemas mais comuns é a falta de memória. Isso pode ser resultado de um grande número de aplicativos instalados no Android, por exemplo. Apesar de serem bastante úteis e interativos, os apps podem consumir bastante memória do sistema e sobrecarregá-lo.

Para evitar este tipo de problema o usuário poderá desinstalar alguns aplicativos que já não são tão eficientes para o seu dia a dia. Além disso, você poderá recorrer a outros aplicativos que irá informá-lo a respeito de apps que estão consumindo muita memória e prejudicando o seu sistema operacional e, consequentemente, deixando seu smartphone mais lento e com vários travamentos.

Um aplicativo bastante indicado é o System Monitor Lite. Trata-se de uma ferramenta bastante poderosa que faz uma análise completa do seu sistema. Através de gráficos e informações em tempo real, o mesmo é capaz de atualizar o usuário a respeito da CPU, memória RAM, desgaste da bateria, dentre outras informações. O aplicativo se encontra disponível clicando AQUI.

Outra opção interessante é o Advanced Task Manager, que é um aplicativo Android capaz de finalizar tarefas e melhorar a memória do seu aparelho. O app aqui destacado dispõe de várias funcionalidades, dentre as quais: finalizar de forma automática aplicativos e tarefas em geral, eliminar as tarefas regulares, ignorar aplicativos, dentre outras funções. O app se encontra no Google Play clicando AQUI.

Além disso, outro problema que pode acarretar em travamento e lentidão de seu smartphone é o sistema operacional estar desatualizado. As atualizações existem justamente para corrigir possíveis erros. Dessa forma, para manter o seu aparelho sempre atualizado basta acessar a opção de configurações e depois em “Sobre o telefone”. Com isso, clique em “Atualizar Sistema” e, no caso de existir uma versão mais recente, o seu sistema operacional será atualizado.

Outra opção interessante para eliminar os problemas de forma rápida e eficaz é a formatação. Tal recurso existe para que arquivos indesejados e aplicações problemáticas ou desnecessárias sejam excluídos.

Por Bruno Henrique

Postar Comentário