Pokémon Go é lançado no Brasil

Jogo é lançado no país após longa espera.

Finalmente os brasileiros podem se tornar mestres Pokémon. Nesta quarta-feira (3 de agosto), depois de muita espera, a Niantic lançou o app Pokémon Go nas lojas brasileiras da Apple e do Google. O anúncio foi feito através da fanpage oficial do jogo no Facebook. A mensagem enfatizou a presença de atletas do mundo inteiro no Rio de Janeiro para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O aplicativo utiliza um dispositivo de realidade aumentada e o GPS do telefone para trazer os Pokémons ao mundo real. O jogo avisa quando há um monstrinho por perto e, através da imagem da câmera, cria uma imagem virtual do bichinho na tela do celular. O objetivo é bem simples e igual ao objetivo de um mestre Pokémon: capturar todas as 151 criaturas disponíveis.

O aplicativo foi lançado oficialmente no dia 5 de julho, em três países: Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Pouco depois, foi disponibilizado à população da Europa e havia grande expectativa para o lançamento do jogo no Brasil, em decorrência dos Jogos Olímpicos 2016. O jogo, que é disponibilizado gratuitamente nas lojas virtuais, rapidamente virou febre em muitos lugares do mundo e não foram raras as notícias bizarras envolvendo usuários do aplicativo. Dentre outras bizarrices, podemos destacar o técnico do Manchester United, José Mourinho, proibindo os jogadores de jogar Pokémon Go no vestiário do clube e até um casal que foi preso após deixar seu filho bebê sozinho em casa para ir à caça de novas criaturas.

A grande diferença em relação aos outros jogos da série é que este obriga os jogadores a sair de suas casas e se locomover para capturar os bichinhos. De acordo com os desenvolvedores do game, a estratégia serve para fazer com que os jogadores interajam com o mundo real. A estratégia parece ter funcionado. Poucas horas após o anúncio do lançamento do app no Brasil, multidões se formaram nas ruas, sendo a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, um dos lugares mais visitados por mestres Pokémon nesta quarta-feira. Porém, tenha muito cuidado! Em São Paulo já foram detectados vários monstrinhos na cracolândia e há muitos relatos ao redor do mundo de roubos de celular enquanto os usuários jogavam o game.

Chegou a hora, mestres Pokémon. Calcem seus tênis, escolham entre Charmander, Bulbassauro ou Squirtle e Gotta Catch ‘Em All. Pokébola, vai!

Renato Senna Maia

Postar Comentário