Checkpol – Aplicativo da Polícia Federal com Lista de Procurados

App está disponível apenas para Android e mostra lista de pessoas desaparecidas e procuradas.

A Polícia Federal lançou recentemente um aplicativo que permite que a população tenha acesso à lista de pessoas desaparecidas e de procurados internacionais pela Interpol no Brasil. A ideia é de que a população possa contribuir diretamente nas buscas de maneira objetiva e eficaz.

O aplicativo, que recebeu o nome de Checkpol, permite que os interessados visualizem a ficha criminal dos suspeitos e também que sinalizem à Polícia Federal as possíveis localizações daqueles que integram o banco de dados. As consultas podem ser realizadas através de qualquer tablet ou telefone celular em qualquer país. É importante entender que qualquer informação que seja repassada à Polícia Federal por meio do aplicativo preservará a identidade da pessoa que realizou a denúncia no anonimato.

Fácil de usar e com layout objetivo, os usuários possuem acesso às marcações amarela e vermelha da Interpol. A cor amarela representa uma pessoa desaparecida, já a vermelha simboliza os foragidos da justiça. Os usuários podem acessar informações completas que envolvem nome, detalhamento do(s) crime(s) e foto do procurado/desaparecido. Há ainda um botão que contém maiores detalhes a respeito do uso do app.

A Polícia Federal brasileira é a primeira do mundo que lançou e apostou em um aplicativo dessa natureza. No ano de 2015, cinquenta e seis foragidos procurados pela Interpol foram presos no Brasil. O app não é somente uma inovação, mas também uma maneira de aumentar o envolvimento da sociedade com a prisão de criminosos e por fim, aumentar o engajamento nessa questão.

Apesar da boa iniciativa, ainda não é possível realizar nenhum tipo de mensuração por parte de aceitação, colaboração e resultados provenientes da participação do público em geral. De acordo com as informações divulgadas, as estimativas só poderão ser feitas após 06 ou 12 meses de funcionamento do aplicativo.

O download do app é totalmente gratuito, contudo, até o momento está disponível somente para usuários da plataforma Android. Embora ainda não haja datas ou previsões, a Polícia Federal já revelou que pretende trazer o app para outras plataformas, como por exemplo, a iOS. Outro objetivo inclui ainda a disponibilidade do mesmo em outros idiomas (francês, inglês e espanhol).

E então? Você também pretende baixar o aplicativo Checkpol para colaborar com a Polícia Federal? Conte para gente!

Por Beatriz 

Postar Comentário